mardi, février 26, 2013

Noticia brasileira sobre gestão de CO2

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou em dezembro a publicação Programa de Gestão de Carbono na Cadeia de Valor, em side event na COP-18 (Convenção do Clima), no Qatar. O projeto promoveu, ao longo de 2012, a capacitação de 32 fornecedores da Vale, Votorantim, Banco do Brasil e Itaú para elaboração de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
De acordo com o Registro Público de Emissões do Brasil, as emissões provenientes de fontes que não são controladas pela empresa (em geral, a cadeia de fornecedores) corresponderam, em 2011, a 88% do total das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) das empresas que relatam seus inventários – um crescimento de 12% em relação a 2010.
Dos 32 fornecedores capacitados, 22 apresentaram inventários de emissão de GEE total ou parcialmente às empresas participantes. “O número aponta que o projeto teve um aproveitamento de aproximadamente 70% de fornecedores capacitados e se mostra uma importante ferramenta para as empresas que já perceberam que a maior fonte de emissão de GEE de sua produção está na sua
cadeia de fornecedores”, considera Malta.
A partir da experiência na primeira edição, o programa será replicado em 2013 com, no mínimo, o dobro de empresas participantes. Petrobras, Coca-Cola, Cemig, Votorantim, Vale, Itaú, Ipiranga e TKCSA já confirmaram participação na edição do ano que vem. A expectativa é capacitar cerca de 100 fornecedores dessas companhias na segunda edição do programa.

Confira o documento.

Aucun commentaire: